Estudo setorial de mercados prioritários para exportação, realizado pela Apex-Brasil, mostra que empresas brasileiras podem aproveitar o contexto favorável no setor de frutas para ampliar suas vendas para a China.
O consumo de frutas frescas no país asiático registrou crescimento estável de 3% e totalizou volume de 176 milhões de toneladas em 2015. Já as frutas em conserva e as secas cresceram em ritmo ligeiramente mais acelerado, totalizando 500 e 184 toneladas, respectivamente. Em termos de valor de vendas no varejo, as frutas frescas somaram US$ 166 bilhões, em conserva, US$ 1,19 bilhão, e as secas, US$ 1,70 bilhão.
O aumento de consumo ocorre pela mudança de comportamento dos consumidores de classe média, que estão mais conscientes em relação à saúde. Também afeta o consumo de frutas o aumento da população idosa da China, pois este é um segmento demográfico que aumenta significativamente seus gastos em itens e produtos relacionados com a saúde.
O total de frutas importadas em 2015 somou US$ 5,24 bilhões em termos de valor, sendo que as frutas do Brasil representaram apenas 0,5% do total comprado pela China (em valor, US$ 25 milhões).
Fonte: http://www.aduaneiras.com.br/