O Brasil está preparando o que tem de melhor e mais abundante em sua indústria de alimentos e bebidas para conquistar o paladar do público chinês. O país, que foi homenageado na edição de 2018 da China International Import Expo, retorna à China em novembro para “treinar o paladar” da população local para as iguarias brasileiras. O Brasil terá um estande nacional no evento, que além de mostrar a potencialidade do setor agrícola para a atração de investimentos estrangeiros, vai levar produtos como pão de queijo, mel, espumantes, açaí e outros para degustações e aulas exclusivas.
Sob responsabilidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o estande brasileiro tem espaço para divulgar as opções nacionais de atração de investimentos estrangeiros e local especial para receber 30 pessoas a cada aula-degustação. A exposição dos produtos ficará a cargo dos próprios empresários ou de representantes das empresas brasileiras em território chinês. Entre os produtos selecionados estão aqueles que mais têm aderência e abertura no mercado chinês e que o Brasil tem condição de oferecer em grande escala, dado o imenso público consumidor do país asiático.
O Brasil participa da CIIE neste ano para fortalecer sua imagem como parceiro comercial. O país aposta na articulação institucional para obter sucesso nesta edição do evento, notadamente nos produtos oriundos do agronegócio. Neste ano, a atenção especial vai para o alimento pronto para o consumo, tirando um pouco o foco da produção agrícola e priorizando a imagem de produtos que têm lugar à mesa. Por isso, o estande brasileiro vai sediar ações que possibilitem trabalhar os sentidos da visão, com imagens; e paladar, com as degustações; além de oferecer palestras que acontecerão durante todo o período da feira.
Todos os dias haverá apresentações sobre produtos típicos do Brasil presentes no evento, reforçando sua origem, qualidade e sustentabilidade.
“A China é o principal parceiro comercial do Brasil e a presença do país na CIIE 2019 fortalece esse vínculo e a imagem do Brasil como parceiro internacional chinês. Além disso, o estande Brasileiro apresentará oportunidades novos negócios no país, mirando o público de importadores e investidores chineses que circularão pelo evento”, detalha o gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, Igor Brandão.
Além de principal parceira comercial do Brasil, a China é uma das economias que mais crescem no mundo: entre 2003 e 2011 chegou a alcançar a taxa média anual de cerca de 10%. Contudo, ultimamente, o país apresenta tendência de diminuição do ritmo de crescimento, que deve permanecer nos próximos dois anos.
“Apostamos em conteúdo para que os chineses conheçam melhor o que o Brasil tem a oferecer e se aproximem dos nossos produtos. Já temos presença em diversos eventos no país e estar na CIIE reafirma a importância do mercado chinês para o Brasil”, reforça Brandão.
- Empresas no Pavilhão Nacional
- Goola Açaí: Empresa paraense produtora e exportadora de açaí. Dentre seus principais produtos estão a polpa e sorbet de açaí, ambos com certificação de orgânicos no Brasil, EUA e UE. Seus produtos são 100% naturais, Zero Glúten, Gorduras e Lactose, Sem Conservantes e Corantes, Rico em Antioxidantes, Vitaminas e Ômegas 6 e 9, Fonte de Fibras.
- Ningbo Kasy: Trading chinesa e representante algumas marcas de bebidas brasileiras. Durante a feira fará palestras de bebidas produzidas no Rio Grande do Sul como Cachaça (Água de Arcanjo), Vinhos e Espumantes (Peterlongo).
- Minasul: A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda – Minasul trabalha em todos os níveis da cadeia produtiva e comercial do café. Possui um escritório na Ásia, a Minasul Asia está presente em Wuxi, China, e Taipei, Taiwan. Apresentará café em grãos torrados, tendo sendo indicado pela BSCA.
- ChinaInvest: Trading gaúcha que possui um escritório na cidade chinesa de Shenzhen. Promoverá o mel da empresa gaúcha SP Prospekt, marca Moon Mel.
- Triunfo do Brasil: Empresa paranaense produtora e exportadora de Erva-Mate, com certificação de orgânicos no Brasil, EUA, UE e Japão. Promove produtos a granel, envasados e extratos.
- Maricota: Empresa minera produtora e exportadora de pães de queijo, com uma diversificada linha de produtos congelados.
- Sabor das Índias: Empresa de Campinas (SP) especializada em pimentas gourmet, além de molhos, patês, conservas e geleias de frutas típicas do Brasil, sem a utilização de conservantes.
Fonte : www.comexdobrasil.com