A secretária-executiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Yana Dumaresq, participou, nesta segunda-feira, do painel “Abertura Comercial na Nova Dinâmica Internacional” durante o 4º Congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) , em São Paulo.
O painel foi moderado pelo jornalista da Revista Exame, Léo Branco, e composto também pelo presidente exercício da FIESP, José Ricardo Roriz, o economista e diplomata Marcos Troyo e o secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Hussein Ali Kalout.
A secretária-executiva destacou que o MDIC apoia uma maior inserção do Brasil na economia mundial por meio de negociações comerciais.
De acordo com Yana Dumaresq, deve-se estimular o aumento da participação brasileira no comércio internacional através das negociações de acordos de comércio, com o objetivo de abrir mercados para nossos produtos e serviços no exterior e viabilizar o acesso competitivo de importantes insumos para a economia brasileira.
Por meio de uma estratégia ampla e responsável, segundo a secretária, o Brasil tem ampliado sua rede de acordos internacionais não apenas quantitativamente, mas sobretudo de maneira qualitativa, e deve fortalecer a aprofundar esse caminho.
Assim, se no passado o foco dos acordos era essencialmente em bens, com preocupação na redução ou eliminação tarifária, atualmente os acordos abarcam inúmeras disciplinas tais como facilitação de comércio, facilitação de investimentos, serviços, exame compartilhado de patentes, compras governamentais, certificado de origem digital, convergência regulatória, comércio eletrônico e PMEs.
Fonte: http://www.mdic.gov.br